No próximo sábado (5/3), a Prefeitura de Curitiba faz o primeiro mutirão de recolhimento de resíduos eletroeletrônicos do ano. Serão oito pontos em diversos locais da cidade, onde as pessoas poderão fazer a entrega no sistema drive-thru, ou seja, sem sair do carro.

Serão recolhidos micro-ondas, TVs, torradeiras, batedeiras, aspiradores, ventiladores, mixers, secadores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras, monitores, carregadores de celular que estejam fora de funcionamento.

Leila Maria Zem, Gerente de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba, explica que as associações do Ecocidadão recebem os equipamentos e fazem a triagem dos materiais. O que pode ser reciclado é separado do que precisa de tratamento diferente para evitar contaminações.

A gerente lembra que o descarte incorreto dos eletrônicos pode contaminar o solo, lençóis freáticos e ainda diminuir o tempo útil de vida dos aterros sanitários.

Além da coleta de lixo eletrônico, Curitiba tem coleta domiciliar e de recicláveis porta-a-porta; recolhimento de lixo tóxico mensal nos terminais; e, sob demanda, para entulhos e vegetais. Existem, ainda, ecopontos destinados ao recebimento de restos de construção civil.

Serviço: Drive-Thru – Recolhimento de lixo eletroeletrônico

Data: 5/3 (sábado)
Horário: das 9h às 15h
Locais:
– Parque Barigui: estacionamento próximo ao heliponto, entrada pela BR-277
– Parque Bacacheri: acesso pela Rua Dr. Eurico César de Almeida
– Administração Regional Cajuru: Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150
– Parque São Lourenço: acesso pela Rua José Brusamolin
– Parque Tingui: acesso pela Rua José Casa Grande, próximo à ponte
– Praça Desembargador Armando Carneiro: Rua Lourival Portella Natel c/ Rua Levino Schier, acesso pela Avenida Presidente Kennedy (Portão)
– Praça Capão Raso (em frente ao Santuário São José), acesso pela Av. República Argentina
–  Praça Menonitas: Rua Antonio Kosovski, 3425 c/ Rua Major Theolindo Ferreira Libas