A prefeitura de Curitiba divulgou o resultado da eleição que escolheu 50 conselheiros tutelares para o mandato de quatro anos nos órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente. As eleições foram realizadas neste domingo (1º) nas dez regionais onde há representações da instituição na capital. Em cada uma delas, cinco agentes irão atuar após serem eleitos.

A votação aconteceu de 8h às 17h e 154 candidatos estavam disputando as vagas. Segundo o Executivo Municipal, não houve registro de ocorrências graves. A chefe da Coordenação da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Juliana Sabbag, falou sobre a importância do cargo.

Os nomes vencedores ainda são provisórios, já que há um prazo de dois dias para recursos e outro de cinco dias para a análise dos pedidos. Depois do prazo, o resultado será homologado no Diário Oficial do município por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba).

A apuração dos votos aconteceu na sede da Fundação de Ação Social (FAS), local onde servidores da prefeitura e conselheiros do Comtiba realizaram a conferência de atas e boletins de urnas de 298 seções onde aconteceram as votações. Os dados registrados foram inseridos em um sistema criado pela Secretaria da Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação da prefeitura de Curitiba.

O promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná, David Kerber de Aguiar, apontou a necessidade da atuação desses profissionais e explicou que o órgão irá atuar na fiscalização do processo de escolha dos novos conselheiros tutelares. Qualquer irregularidade, segundo ele, pode ser denunciada para a promotoria para averiguação dos fatos.

A contabilização dos votos começou às 19h e terminou por volta da meia-noite de domingo (1º) para segunda-feira (2). A ação foi acompanhada por representantes do MPPR, da Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública e procuradoria do município. Os novos conselheiros tutelares assumem em 10 de janeiro 2024, e a gestão vai até 9 de janeiro 2028. O salário é de R$ 5.961,02.

Confira a lista provisória dos novos conselheiros

Regional Bairro Novo
Gilson
Marisa Montaldi
Eliane Santos
Marquinhos Cardoso
Jéssica Fonseca

Regional Boa Vista
Diana Gaveliki Gama
Isis
Loacir Santos
Leoni Juk Santos
Suelem

Regional Boqueirão
Amanda Canatto
Sueli Bonotto
Professora Simone
Bethe
Marili Nabosne

Regional Cajuru
Elaine Figueira
Professora Lory
Valeria
Valter Assis
Isis do Povo

Regional CIC
Terezinha
Edivaldo Ferreira
Mari Felipak
Koka
Angela Costa

Regional Matriz
Gislene Gouvea
Leani D Angelis
Professora Lekinha
Telma Mello
Solange Colnaghi Ribeiro

Regional Pinheirinho
Raul
Claudete
Mirian Peniche
Sandra Palma
Jucimara

Regional Portão
Susana Vianna
Luzia Nunes
Marilai
Pastora Joice
Pastor Xixo

Regional Santa Felicidade
Márcia Silveira
Priscila Guimarães
Sergio Libel
Inez Fantin
Eliane

Regional Tatuquara
Ivone Damazo
Ivaneide Borges
Karina Ribeiro
Elyzabet
Daiane Kehl