Cinquenta mil testes rápidos combinados, que identificam, além do coronavírus, os vírus influenza A e B, foram adquiridos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba.

O objetivo é usar os exames no apoio ao enfrentamento do incremento de casos de covid-19 e gripe, priorizando a força de trabalho dos profissionais de saúde e casos mais complexos.

Seguindo determinação do Comitê de Técnica e Ética Médica, a aplicação dos testes combinados será priorizada para os seguintes grupos: profissionais de saúde que atuam no serviço municipal de saúde que estejam com sintomas respiratórios ou que tenham tido contato com pessoas com sintomas respiratórios; pacientes de unidades de saúde e UPAs de Curitiba com casos moderados e graves de síndrome respiratório e profissionais de saúde de hospitais que prestam atendimento ao SUS, e que estejam com sintomas respiratórios ou que tiveram contato com pessoas com sintomas respiratórios.

Na quinta-feira, em reunião virtual, a Secretaria de Saúde, definiu com os hospitais do município que atendem ao SUS as regras e como será o fluxo para a realização dos exames. Os testes combinados começam a ser distribuídos na rede, a partir desta sexta.