No dia 4 de janeiro, a prefeitura de Guaraqueçaba emitiu um decreto fechando as entradas da ilha de Superagui. Na época 33 casos de Covid-19 foram diagnosticados, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Entre o Natal o Ano Novo mais de 1.500 pessoas passaram pelo local.
15 dias depois, a administração do município voltou a se reunir para discutir as medidas para a reabertura do espaço turístico. Segundo a prefeitura um novo decreto deve ser publicado até sexta-feira (21), permitindo novamente a entrada de turistas.
O presidente da Associação dos Moradores da Ilha do Superagui, Raimundo Pinheiro Francisco, explica que os nativos sofreram com o impacto do fechamento do espaço.
A comunidade possui um posto de saúde, onde segundo os moradores, deverá ter uma equipe de profissionais para realizar testes de Covid-19 e atender a comunidade e os turistas após a reabertura da Ilha.
Raimundo destaca o que deverá ser cobrado neste retorno do turismo.
A prefeitura deverá limitar o acesso a 70% da capacidade total do Superagui, além disso o uso de máscara, álcool gel e distanciamento social deve continuar sendo necessário.