A Prefeitura de Curitiba encaminha, à Câmara Municipal de Curitiba, nos próximos dias, projetos de lei que propõem o reajuste de 5,19% nos salários dos servidores e empregados públicos e benefícios de aposentados e pensionistas do Município, além dos conselheiros tutelares. O percentual de reposição representa a inflação medida pelo IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do período de outubro de 2022 a setembro de 2023.

O percentual e a justificativa para sua aplicação foram apresentados, na manhã desta sexta-feira (27/10), aos representantes dos sindicatos, na sede da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), no São Francisco. A data-base dos servidores é dia 31 de outubro.

Participaram da reunião os dirigentes dos sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc), dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), o dos Auditores Fiscais (Sinfisco) e o dos Servidores Municipais de Enfermagem (Sismec).

O número de pessoas beneficiadas será de 45,3 mil. O total de matrículas é diferente do de pessoas porque parte dos servidores tem duas, o que soma 48,7 mil matrículas.

Os projetos que serão encaminhados à Câmara dependem de aprovação dos vereadores e posterior sanção pelo prefeito Rafael Greca. O pagamento precisará ser fechado pela folha para então ser pago a partir de 1º de novembro.

Pauta financeira
A recomposição dos salários e benefícios é tema da pauta financeira apresentada pelos sindicatos. Neste ano, devido ao extenso debate sobre as seis leis do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, a discussão da pauta geral entre a Prefeitura e os servidores ficou para o segundo semestre, junto com a discussão financeira.

Um grupo de 2.898 servidores de 11 carreiras recebeu aumento, de forma retroativa a 1º de julho. O percentual variou de 5,17% a 34,43%, de acordo cada carreira. Entre elas estão a dos agentes administrativo, auxiliares de serviços escolares (inspetores), fiscais e fiscais de obras e posturas, orientadores em esporte e lazer, técnicos de obras e projetos, técnicos em segurança no trabalho.

O valor do auxílio-refeição pago a 7,7 mil servidores aumentou para R$ 30, a partir de 26 de outubro. O aumento foi de cerca de 130%.

Com informações da Prefeitura de Curitiba.