A prefeitura de Curitiba contabilizou mais de 450 ocorrências em razão da forte chuva que ocorreu na cidade na tarde desta sexta-feira (9). De acordo com o Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar), entre as 14h e às 16h o acumulado registrado, na estação meteorológica do bairro Jardim das Américas, foi de quase 60 mm de chuva. Também houve queda de granizo e as rajadas de ventos ultrapassaram os 70 km/h.

Os dados foram divulgados no boletim de Proteção e Defesa Civil divulgados na manhã deste sábado (10).

De acordo com a prefeitura, todos os bairros da cidade foram atingidos, mas os que mais se destacaram foram: Santa Cândida, Boqueirão, Pinheirinho, Fazendinha, Xaxim, Cajuru, Bairro Alto, Tingui, Capão Raso e CIC.

Na Associação Lar Cristã Dona Nene, que fica na rua Dante Honório, no bairro Xaxim, houve alagamento e 30 crianças que estavam em aula no local foram resgatadas por equipes da Administração Regional Boqueirão. No bairro Capão Raso, a chuva alagou seis casas na Rua Fátima Bark. As famílias foram atendidas por equipes da Fundação de Ação Social (FAS), que forneceram colchões, cobertores e alimentos.

Não houve registros de pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Ao todo, foram 345 solicitações para quedas e árvores e galhos; um para atendimento queda de poste e 101 solicitações para fornecimento de lona. Foram confirmados alagamentos em ruas dos bairros Xaxim, Cajuru, Pinheirinho, Santa Cândida, Bairro Alto, Tingui e Capão Raso. Houve quatro solicitações para risco de desabamento nos bairros Tingui, Tarumã, Capão Raso e Santa Cândida.

A prefeitura informou que os atendimentos seguem sendo realizados 24 horas por dia com equipes da Guarda Municipal (GMC) e agentes da Defesa Civil das Administrações Regionais. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) segue em constante monitoramento para possíveis ocorrências, já que existe previsão de chuva, neste sábado, na capital.

Os canais de atendimento de emergências são os seguintes:
199 (Defesa Civil)
153 (Guarda Municipal)
156 (Prefeitura Municipal de Curitiba)
193 (Corpo de Bombeiros)