As equipes do Departamento de Arborização e Produção Vegetal retomaram os plantios de novas árvores na região da Avenida Victor Ferreira do Amaral, em Curitiba. Na região estão sendo feitas as obras do Complexo Tarumã e do Novo Inter 2. Nessa segunda (20) e terça-feira (21) foram plantadas mais 450 novas árvores em ruas próximas.

A Rua Napoleão Bonaparte, no Bairro Alto, recebeu mudas de extremosas e dedaleiros, árvores que se adaptam bem ao ambiente urbano e indicadas para a arborização pública.

Desde janeiro deste ano, a prefeitura já plantou 4.788 novas árvores nos cinco bairros (Jardim Social, Capão da Imbuia, Tarumã, Cajuru e Bairro Alto) abrangidos pelas obras. São mudas de ipês amarelos miúdos, ipês-rosas, extremosas e dedaleiros.

As novas espécies que estão sendo plantadas pretendem evitar problemas com a rede de fiação elétrica, com a acessibilidade das calçadas, com a iluminação pública, com a entrada e saída de garagens, galerias pluviais e rede de cabeamento lógico, por exemplo.

A estimativa é que sejam plantadas 5 mil árvores para a recomposição da arborização pública na região da Victor Ferreira do Amaral.

Benefícios das árvores em vias públicas

• Auxiliam na purificação e umidade do ar, com a redução da poluição;
• Ajudam a controlar a temperatura urbana;
• Funcionam como barreira para amenizar os ruídos nas vias públicas;
• Atuam na manutenção da umidade relativa do ar em nível adequado;
• Causam bem-estar psicológico e físico;
• Servem de abrigo e de alimentação para a fauna silvestre urbana.

*Com informações da prefeitura de Curitiba
Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata