A prefeitura de Curitiba está analisando, com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a criação de um convênio para implementar atendimento jurídico gratuito na capital paranaense.

O tema foi debatido durante uma reunião entre o chefe do Executivo, Eduardo Pimentel (PSD), e o presidente eleito da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira, nesta terça-feira (14). O novo representante tomará posse em 29 de janeiro.

Pereira apresentou a proposta de parceria que, além de unir a OAB e a prefeitura, deverá contar com o apoio do governo estadual. A ideia é implementar um espaço na cidade para atendimento de advogados para a população.

Os atendimentos serão realizados por advogados nomeados pela Justiça para defender o cidadão que não tem condições de pagar por um profissional e os custos de um processo. No Paraná, há 21 mil advogados do tipo.

Esse grupo de profissionais foi responsável por atender a 425 mil demandas judiciais em todo o Paraná nos últimos três anos. O prefeito de Curitiba apontou, na reunião, a necessidade de um espaço para os atendimentos.