Há 12 dias o uso de máscaras em locais abertos foi liberado em todo o Paraná, após aprovação de uma lei que retirava a obrigatoriedade da utilização do acessório. A partir desse momento a expectativa passou a ser a espera pela liberação total do uso de máscaras no Estado, mas por enquanto não houve anúncio oficial da tomada dessa medida.

A Prefeitura de Curitiba informa que aguarda a decisão do Estado sobre a liberação total do uso de máscaras.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que o número de casos, internações e mortes pelo coronavírus já identificavam queda expressiva no momento que a medida foi tomada.

No entanto, a Sesa continua a análise dos índices da pandemia para avaliar se a decisão interferiu no número de pessoas contaminadas pela Covid-19 e o resultado mostra que até o momento esses números continuam em declínio.

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, fala que as equipes técnicas da Sesa analisam diariamente os números da pandemia em todo o Paraná.

Este mês, os boletins da Secretária de Saúde divulgaram cerca de 47.000 casos, o que representa queda de 84% em relação aos casos registrados de fevereiro e 89% menor se comparado com o mês de janeiro. Além disso, 334 moradores do Paraná morreram em decorrência da Covid-19 no mês de março, o que mostra uma redução de 71% em comparação ao mês de fevereiro e 41% menor que as registradas em janeiro.

Conforme os dados do Boletim Covid-19 estadual, 284 cidades não registraram mortes pelo coronavírus neste mês. Há oito semanas consecutivas o Paraná apresenta redução no número de casos e há seis semanas seguidas os índices de morte também estão em queda.