A fase final dos editais de licitação para as obras do Projeto Inter 2 foi assinada nesta terça-feira (25). Ao todo são 11 editais que incluem mais de 80 quilômetros de intervenções em infraestrutura viária para aumentar a capacidade e velocidade da Linha Direta Inter 2 e do Interbairros II. Três desses editais já foram publicados.
Ainda nesta semana está prevista a publicação de outros dois editais de lotes de obras, serão 16 mil metros de intervenções nos bairros Xaxim, Boqueirão, Capão Raso, Mercês, Bom Retiro e Centro Cívico. Durante a assinatura para os editais, o prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, destacou que a linha do Inter 2 é uma das mais movimentadas.
A requalificação do percurso do Inter 2 e Interbairros II deve ter o impacto em 28 bairros da capital. O valor total dos editais publicados em abril e dos próximos a entrar em concorrência é de R$ 863,7 milhões. As obras fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que tem financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Eduardo Pimental ainda disse que há a necessidade de trazer os passageiros de volta para o transporte público.
Para o mês de maio, os seis editais restantes serão anunciados, que concluem os pacotes de obras do Inter 2.
A previsão é que até o início de junho as empresas mostrem suas propostas. Segundo a Prefeitura, a ideia é entregar todas as obras até o fim da atual gestão, em 2024.
Por: Vinicius Bonato