O prefeito Rafael Greca (PSD) lançou, nesta sexta-feira (16), os testes com os táxis elétricos que vão circular em Curitiba nos próximos seis meses. A iniciativa faz parte de uma parceria do Executivo com a Renault, montadora responsável pelos carros utilizados na frota, que são produzidos na fábrica de São José dos Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense.

Durante o evento, o prefeito afirmou que não haverá aumento nas tarifas do táxi, mesmo com a implementação do sistema. Ao todo, seis motoristas foram sorteados para conduzir os veículos que terão abastecimento gratuito durante o período de testes nas ruas da cidade. No evento, autoridades como representantes da montadora e da prefeitura acompanharam o início dos testes.

O vice-prefeito e secretário de Cidades do Paraná, Eduardo Pimentel, destacou o pioneirismo de Curitiba em ser a primeira cidade do Brasil a instalar a tecnologia. O carro elétrico tem autonomia de 150 a 500 quilômetros, dependendo do modelo e da maneira como o condutor utiliza.

Durante a cerimônia, o presidente do Sindicato dos Taxistas do Paraná, Djalma Rodrigues, disse que o novo modelo implementado pela prefeitura não irá representar aumento nos valores cobrados aos usuários. No período de testes, os taxistas não terão que investir para recarregar os carros.

O serviço de táxi elétrico poderá ter o contrato renovado caso a prefeitura se interesse pela iniciativa. O objetivo é incentivar e tornar Curitiba referência como cidade sustentável no país e no mundo.