Após pico em julho, o preço do leite registra queda em agosto. Um levantamento do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Paraná (Conseleite-PR) mostra que os produtos derivados do leite tiveram alta generalizada no mês passado. Mas, os mais comercializados passaram a perder preço nas últimas três semanas.

O Leite UHT teve queda de 17%, o muçarela caiu 10%; e o queijo prato, 4,7%. Outros derivados perderam menos preço. É o caso do requeijão, que permaneceu estável; do parmesão, que recuou 1,2%; da bebida láctea, que teve queda de 1,1%; e do creme de leite, de 2,1%. Apenas quatro itens do mix de comercialização mantiveram a alta: leite pasteurizado (2,4%); leite em pó (12,2%); doce de leite (4,2%); e iogurte (2,1%).

Nicolle Wilsek, técnica do departamento técnico e econômico do Sistema FAEP/SENAR-PR explica a projeção para este mês de agosto.

Para o consumidor final a notícia é positiva, mas os produtores não têm muito o que comemorar.

Nicole diz ainda que o custo da produção é alto.

Para os próximos a projeção ainda é incerta, mas um equilíbrio entre oferta e demanda é esperado. Nos últimos meses muitos produtores deixaram a atividade.