Termina no dia 25 de outubro o prazo para a população de Curitiba participar da consulta pública sobre os rumos do orçamento da capital do Paraná, que em 2025 alcançará o recorde de R$14,5 bilhões. A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 chegou do Executivo e está em processo de análise na Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Os vereadores podem alterar o texto da LOA 2025, caso discordem da distribuição dos recursos ou queiram enfatizar determinada política pública. É por isso que a mobilização da população nesta etapa pode alterar o destino do orçamento de Curitiba, influenciando os parlamentares a reverem quais são as áreas prioritárias e que devem, portanto, receber mais investimentos dentro do orçamento.

Neste ano, as participações são integralmente on-line, em um formulário eletrônico que está disponível no site da Câmara de Curitiba e com acesso direto por meio dos QR Codes nos cartazes sobre a Lei Orçamentária de 2025, encontrados nos ônibus e bairros da capital do Paraná.

Uma vez acessado o formulário, o participante passará duas partes iniciais de identificação e seguirá para a escolha da prioridade de direcionamento do orçamento curitibano.

A prioridade escolhida será uma das 5 opções disponíveis em um dos 11 subgrupos presentes no formulário (Assistência Social; Cultura; Direitos Humanos; Educação; Esporte e Lazer; Habitação; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Obras; Saúde; Segurança ou Transporte). Caso a prioridade específica não esteja listada, basta descrevê-la e enviá-la na última etapa do formulário.