O prazo para matrícula e rematrícula nos colégios da rede estadual de ensino termina em 31 de outubro. Além disso, termina o prazo para que pais ou responsáveis solicitem a mudança de escola e os alunos escolherem a grade do Novo Ensino Médio.

As matrículas e as rematrículas para Ensino Regular, Ensino Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA), para o ano letivo de 2023, na rede estadual de Ensino do Paraná terminam na próxima segunda-feira (31). De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), há cerca de 1 milhão de alunos na rede estadual, que se dividem entre os mais de 2.100 colégios em todo o Paraná.

O governo justificou que a antecipação do prazo visa dar mais tempo hábil para o planejamento de turmas do ano letivo de 2023.

O pedido de matrícula deve ser feito pela internet, na Área do Aluno, dentro da plataforma do Governo do Estado. O primeiro passo que deve ser feito por pais, responsáveis ou pelo próprio aluno, em caso de estudantes maiores de 18 anos, é conferir e, se necessário, atualizar os dados cadastrais.

A chefe do departamento de Governança de Dados Educacionais da Secretaria Estadual de Educação, Fernanda Paula Evangelista, explicou que é por meio da plataforma do aluno que se efetiva a inscrição.

A partir do dia 11 de novembro será possível verificar o resultado do pedido e efetuar a matrícula.

Caso nenhuma das escolhas seja contemplada, o aluno permanece no colégio de referência para a conclusão do processo. Posteriormente, o estudante pode entrar na listagem de espera de outro colégio.

Fernanda Paula Evangelista falou que é importante verificar a efetivação da matrícula nas datas programadas.

 

Em caso de rematrícula, os estudantes do Fundamental que já pertencem à rede estadual, mas vão para o 1º ano do Ensino Médio em outra escola estadual, precisam apresentar comprovante de endereço atualizado, além de comprovante de vacinação, para menores de 18 anos.

Já para a matrícula inicial, é necessário apresentar certidão de nascimento, CPF do responsável, histórico escolar e, para maiores de 16 anos, RG e CPF do aluno e CPF do responsável.

Este ano a novidade é a grade curricular do Novo Ensino Médio. Além de confirmar a matrícula e escolher a escola, os estudantes vão ter acesso ao novo currículo escolar, no qual será possível escolher entre Linguagens e Ciências Humanas ou Matemática e Ciências da Natureza.

O aluno que escolher a grade de Linguagens e Ciências Humanas vai estudar liderança, ética, mídias digitais, oratória e práticas esportivas. Já quem optar por Matemática e Ciências da Natureza vai estudar empreendedorismo, robótica, programação e biotecnologia. Todos os estudantes também terão a Formação Geral Básica (FGB), que abrange competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).