O período de matrícula escolar para o ano letivo de 2023 nos colégios da rede estadual do Paraná termina nesta terça-feira (8). O prazo é válido tanto para a matrícula inicial quanto para rematrícula de estudantes.
Para os estudantes que vão iniciar o 1º ano do ensino médio, além da matrícula no ensino regular, também existe a possibilidade de ingressar em um curso técnico integrado ao Ensino Médio.

São mais de 40 mil vagas no estado, para 40 opções de cursos, como Enfermagem, Administração, Gastronomia, Agronegócio, Desenvolvimento de Sistemas, Formação de Docentes, entre outros.

Os responsáveis legais dos alunos devem fazer o procedimento de forma online, no link: https://www.areadoaluno.seed.pr.gov.br/servicosaoaluno/pages/publico/login.jsf;jsessionid=LfTlucSifF-wl5sM1u0wnP51XW6icDZ1G4OYgDBu.sseed75003?dswid=-7378

Na plataforma também é possível fazer a atualização cadastral, emitir a declaração de matrícula, solicitar o histórico escolar e consultar o boletim escolar.

Documentos
Para a efetivação da vaga, é necessário apresentar toda a documentação obrigatória, seja enviando de forma online desde o momento da confirmação da matrícula ou entregando presencialmente na instituição de ensino onde foi feito o processo. O prazo para entrega dos documentos é o primeiro dia letivo de 2023, 6 de fevereiro.

Para a rematrícula, os estudantes do Ensino Fundamental que já pertencem à rede estadual, mas estão iniciando o 1º ano do ensino médio em outra escola estadual, precisam apresentar comprovante de endereço atualizado, com vencimento de até dois meses, e de vacinação (para estudantes menores de 18 anos). Para a matrícula inicial, também é necessário certidão de nascimento, CPF do responsável, histórico escolar e, para maiores de 16 anos, RG e CPF do aluno e CPF do responsável.

O estudante não aprovado no ano letivo de 2022 manterá sua matrícula na instituição de ensino de origem.

Com informações da assessoria