O prazo para abertura de uma empresa no Paraná atingiu 9 horas e 32 minutos no mês de fevereiro, segundo números divulgados pelo governo federal. O índice representa um recorde da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), que conseguiu reduzir em 18 minutos o melhor índice até então, registrado em janeiro, quando o tempo médio era de 9 horas e 50 minutos. O estado é o segundo do Brasil com o melhor tempo, atrás de Sergipe, com 5 horas e 22 minutos.

O governo do Paraná informou que uma das medidas que ajudou a diminuir o prazo médio e deixar o processo de abertura menos burocrático foi o projeto que implementou o Decreto de Baixo Risco. Desde 31 de janeiro, mais de 1,7 mil empresas paranaenses foram contempladas. O presidente do Comitê de Desburocratização do estado, Jean Puchete, explicou que a medida contempla empreendimentos que não oferecem risco sanitário ou físico.

A iniciativa dispensa mais de 770 atividades econômicas de emitirem licenças do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto Água e Terra (IAT) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapar). Em fevereiro, a cidade de Curitiba abriu 594 protocolos, seguida por Maringá, com 146; Londrina, com 107; e Cascavel, com 77. O presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, avaliou que o decreto é de grande importância para a geração de empresas no estado.

A média do tempo de abertura de empresas no Brasil está em um dia e três horas. A média do tempo de abertura de empresas no Brasil está em um dia e três horas. Além do Decreto de Baixo Risco, há ainda o programa Descomplica Paraná, responsável por facilitar o acesso a investimentos, e a Lei de Liberdade Econômica, sancionada em 2020, que estabelece normas de proteção à livre iniciativa.