Choveu pouco no mês de novembro e isso teve reflexo nos reservatórios da Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), novembro teve o pior desempenho dos últimos três anos. Em Curitiba, choveu apenas 33 milímetros, o que significa 27% da média de 122 milímetros para o mês. O meteorologista do Simepar, Samuel Brown, comentou sobre o volume de chuva esperado para o mês de dezembro.

Nesta segunda-feira, o nível dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), estava em 67,34%. Sobre esses números e também sobre as medidas adotadas pela Sanepar, o professor de Gestão Ambiental da Universidade Positivo, Alysson Diógene, comentou que ainda não há motivos para preocupação.

As obras feitas pela Sanepar para diminuir os efeitos da crise hídrica, além das medidas adotadas para a recuperação dos níveis das barragens já surtiram efeito, mas para que os níveis dos reservatórios aumentem ainda depende da normalização das chuvas.

A Sanepar também orienta a população para que utilize a água de maneira consciente e lembra que a água potável deve ser consumida preferencialmente para a preparação de alimentos e higiene pessoal. Outro hábito que a Companhia reforça que precisa ser incorporado ao dia a dia das pessoas é o reaproveitamento da água da máquina de lavar roupa para a limpeza da casa, áreas externas e também das calçadas.