O artista Poty Lazarotto, uma das maiores expressões do Paraná, completaria 100 anos em 2024. Por conta disto, importantes espaços culturais curitibanos dedicam exposições para celebrar as obras de Poty. A presença marcante dos trabalhos dele nas ruas e monumentos da cidade se soma a estas homenagens no Museu Oscar Niemeyer, Caixa Cultural e Museu Municipal de Arte (MuMa).

A exposição no Museu Oscar Niemeyer, chamada de Traços e Trilhos – 100 anos de Poty, traz um panorama deste multifacetado artista por meio da seleção de 500 obras. Elas fazem parte do próprio acervo do MON, que recebeu quatro mil peças como doação da família de Poty. A mostra tem foco em desenhos e gravuras do artista, divididas em sete núcleos.

Pela proximidade com a arte de Poty, muitos curitibanos têm uma obra favorita do artista. Na exposição haverá a oportunidade de conhecer mais sobre este legado. A peça favorita da diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika, é uma das esculturas.

A exposição já está em cartaz. A abertura oficial aconteceu na última quinta-feira (11), com a participação de familiares de Poty e pessoas que tiveram um papel importante nesta trajetória. Foi o caso de Rozério Machado, cuja empresa ajudou a dar vida aos painéis de concreto tão importantes na carreira de Poty.

Além do Museu Oscar Niemeyer, a Caixa Cultural de Curitiba inaugura no dia 16 de abril uma nova galeria, que vai receber a exposição Poty Expandido, também em homenagem ao centenário do artista. A visitação é gratuita e as obras poderão ser apreciadas até 30 de junho. Com curadoria de Juliane Fuganti, a exposição convida o público a mergulhar em diferentes meios e mídias tecnológicas combinadas às gravuras de Poty.

Já o MuMa abriga a mostra “Poty de Curitiba, Curitiba de Poty”. São cerca de 100 obras, entre desenhos e gravuras, produzidas em diversas fases. Entre os destaques estão três desenhos originais feitos sobre madeira que ornamentavam o interior do Vagão do Armistício – lendário restaurante da família, muito frequentado por políticos e intelectuais quando Poty ainda era menino.

Serviço

Exposição Poty de Curitiba, Curitiba de Poty
Local: Museu Municipal de Arte – MuMA (Av. República Argentina, 3.430 – Portão)
Datas e horários: até janeiro de 2025, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h
Gratuito

Exposição Poty Expandido
Abertura: 16 de abril, às 19h
Período de visitação: de 17 de abril a 30 de junho
Local: Galeria do 2º andar da CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro
Horários de visitação: terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados das 10h às 19h
Entrada franca

Exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”
Local: Sala 6 do Museu Oscar Niemeyer
Informações sobre horários e ingressos: www.museuoscarniemeyer.org.br