Chegou a Mama Milk, mais novo lançamento da Bodebrown, que mistura receita tradicional inglesa com adição de lactose e ostenta 11,5% de teor alcoólico.

O rótulo, que traz uma pintura surrealista, já deixa claro que estamos diante de uma cerveja que rompe fronteiras, padrões e preconceitos.

A Mama Milk, lançada oficialmente no Growler Day do último fim de semana, chega como o mais novo componente da série Safra 2023 – Gastronomia Além do Infinito. Até o término do inverno, esta jornada sensorial terá apresentado 25 cervejas. E, por falar em inverno, a Mama Milk é uma criação na medida para aproveitar a estação mais fria. É uma cerveja forte, escura, com receita tradicional inglesa, que leva adição de lactose, e 11,5% de teor alcoólico. Tem potencial para guarda de até cinco anos.

Mas, no fundo do fundo, ela já existia. Inicialmente produzida no ano de 2010, com nome oficial de Venenosa Imperial Milk Stout, foi a primeira cerveja Milk Stout, ou Imperial Stout com lactose, produzida no Brasil. Em 2020, renasceu rebatizada como Mama Milk Imperial Milk Stout. Agora recebeu também uma nova roupagem, com novo rótulo, inspirado em obra do artista Mike Davis.

Trata-se de uma pintura surrealista de 2014, batizada como “The Squeaky Wheel”, que, em sua tradução mais próxima, seria algo como “roda que não range não recebe graxa”. Aqui no Brasil, uma expressão equivalente seria: “quem não chora não Mama”.

A nova cerveja tem amargor médio para alto (70 IBUs). Os aromas revelam notas de tostados, com destaque para café e cacau. No paladar, traz sabores que remetem a pães com tosta alta, café, cacau e chocolate meio amargo, combinados com notas sutis e adocicadas, provenientes de pequenas adições de lactose.

A harmonização ideal se dá com carnes de sabor intenso, fondue, trufas de chocolate, torta de maçã e tiramisù, além de queijos.

Saiba mais na coluna CBN Sabores desta terça-feira, com Luiz Augusto Xavier:

A nova cerveja pode ser comprada pela internet, com entrega para todo o Brasil, por meio do site oficial

Apresentada em latas de 473 ml, ela custa: R$ 25.