Em 2023, Curitiba está se consolidando como rota de importantes eventos, inclusive na área do turismo. Organizações ligadas ao turismo em diferentes pontos do mundo promovem eventos na capital paranaense para divulgar destinos e serviços. O potencial do público paranaense motiva esses investimentos.
O Turismo da Suíça no Brasil, por exemplo, promoveu um inédito road show em Curitiba, no mês de março. Além da entidade que fomenta o turismo na Suíça, o evento contou com 15 representantes de destaque do destino, a maior já vinda ao Brasil, que apresentaram um workshop de imersão para os profissionais da cadeia do turismo.
A proposta foi apresentar o destino Suíça e expandir a atuação na região Sul, inclusive no verão europeu, segundo Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil.
Ainda de acordo com Clerc, o turista paranaense tem um perfil atrativo para grandes destinos turísticos. Os investimentos foram impulsionados pelo resultado positivo do turismo suíço nos últimos dois anos, por ter sido o primeiro país a abrir as fronteiras aos brasileiros durante a pandemia.
O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), João Alceu Rigon Filho, destaca ainda que o potencial econômico dos turistas paranaenses atrai diferentes divulgações de destinos.
De acordo com ele, neste momento, alguns dos destinos mais procurados são Cancún, no México, e cidades em Portugal, além do Nordeste brasileiro.
No dia 31 de março, Curitiba recebe mais um evento no estilo “road show”, desta vez do Governo do Chile, por meio do Sernatur – Serviço Nacional de Turismo. Ao todo, 12 expositores participam do evento na capital paranaense, entre hotéis, operadores e companhias aéreas. Curitiba tem voos diretos para Santiago, a capital chilena. Por si só, esse é um atrativo para os turistas paranaenses, além de ser um destino internacional mais próximo e que oferece boas opções culturais e gastronômicas, além das famosas vinícolas.