Desde que começou a temporada de verão, a BR 277 tem restrição de tráfego para caminhões em determinados dias e horários, como aconteceu nos feriados de Natal e Ano Novo. A medida atinge diretamente o setor de transporte, segundo a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar).
Nesse mês de janeiro, durante nove dias, haverá limitação para o trânsito de veículos pesados no trecho entre Curitiba e o Litoral do Estado, segundo informações divulgadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e também pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com a administração do Pátio Público de Triagem do Porto de Paranaguá, o fluxo, de caminhões que descarregam granéis sólidos, tem o movimento reduzido nos finais de semana. Durante a semana, a movimentação ultrapassa mil veículos por dia.
No mês de janeiro, o porto recebe em média 878 caminhões de soja, milho e farelos. Este ano, nos primeiros 12 dias, foram recebidos 10.535 caminhões no pátio público de triagem. No mesmo período de 2022, foram 9.485 veículos.
Segundo a administração portuária, não é esperado um impacto muito significativo com as restrições impostas, pelo DER e pela PRF, ao tráfego de veículos pela BR 277, nos finais de semana.
Já para o presidente do Sistema Fetranspar/Sest/Senat do Paraná, Coronel Sérgio Malucelli, a demora para transitar pela rodovia deve gerar muitos prejuízos.
Sérgio Malucelli afirmou que cerca de 1500 caminhões seguem em direção ao Porto de Paranaguá diariamente. Com as restrições, ele disse que a logística já está sendo combinada com o Porto.
O caminhoneiro Daniel Ferreira da Silva reclamou que a situação está ruim tanto na descida quanto na subida da serra.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná e a Polícia Rodoviária Federal, o objetivo da medida adotada é reduzir os congestionamentos na Serra do Mar, já que até o momento é a única forma de diminuir um pouco o transtorno que se tornou uma viagem entre Curitiba e o Litoral, pela BR 277.