O escape de combustível, conhecido como Nafta, foi registrado por volta das 20h deste domingo (9), no terminal marítimo Terin do Porto de Paranaguá. O vazamento aconteceu na Avenida Coronel Santa Rita e imediatamente as atividades portuárias foram suspensas.
Segundo a Portos do Paraná, empresa que administra o terminal marítimo, a área foi isolada. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, do Instituto Água e Terra (IAT) e brigadas do Porto Paranaguá ainda realizam ações de controle e seguem trabalhando no local com todos os recursos possíveis para auxiliar no atendimento à ocorrência.
As operações no terminal continuam interrompidas nesta manhã.
De acordo com a Portos do Paraná, ninguém ficou ferido ou precisou de atendimento médico no local.
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que houve o rompimento de um duto subterrâneo, na hora da descarga do navio, e o produto se espalhou em via pública e nas galerias pluviais.
A corporação ainda informou que foi realizada evacuação de pessoas que moram em residências e que trabalham em empresas próximas à área de risco, e feita leitura do nível de explosividade nos bueiros próximos ao local, constatando atmosfera explosiva.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi aplicada uma camada de espuma para diluição do produto, tanto na via pública, como nas galerias. Também foi realizada a sucção do produto e destinado a um local de resíduos próprios.
Os registros de ligação da tubulação foram fechados e o vazamento foi contido. Como prevenção, foi isolado a área da baía para embarcações não transitarem próximo a área.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda está sendo feito um levantamento de pessoas afetadas, quantidade de produto vazado, entre outras informações.