O Detran-PR emitiu uma portaria para facilitar a conversão de veículos para o uso do Gás Natural Veicular (GNV) no Paraná. A medida dispensa vistoria para autorizar a mudança de característica do veículo e autorização prévia para emissão do CSV, Certificado de Segurança Veicular. A medida também garante uma economia de mais de 100 reais nos custos no processo.

Antes, os interessados em fazer a conversão precisavam ir com o veículo até o Detran para duas vistorias veiculares. Somente após esse passo e com a autorização em mãos era possível se dirigir até a oficina e iniciar a conversão. Agora o processo está facilitado: o primeiro passo é solicitar a autorização para alterar a característica do veículo e a autorização prévia para emissão do Certificado de Segurança Veicular.

Com os documentos em mãos, o consumidor pode ir a uma oficina especializada para a fazer a conversão do veículo. O passo seguinte é a inspeção obrigatória, que deve ser realizada em um organismo credenciado pelo Inmetro para obtenção do Cerificado de Segurança, do Selo GNV e do licenciamento anual.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, os processos que envolvem a área de veículos estão sendo simplificados.

A dispensa das vistorias era uma das solicitações da Companhia Paranaense de Gás (Compagas) junto ao Detran com o objetivo de incentivar o uso do GNV no Paraná.

A conversão para o GNV pode ser feita em qualquer veículo movido a gasolina ou etanol. O custo médio é de cinco mil reais e, segundo a Compagas, o investimento pode ser recuperado em um curto período graças à competitividade e à economia proporcionada ao usuário que percorre longos trajetos diariamente.

Os motoristas paranaenses que possuem o kit GNV instalado e a documentação em dia têm um desconto de 70% no IPVA

* Com informações da AEN