Começou, nesta terça-feira (15), o processo de participação social na revisão do Plano Diretor de Curitiba. Segundo a Prefeitura, a população poderá opinar sobre o assunto em oficinas comunitárias nas administrações regionais da cidade.

Sempre às terças e quintas

As ações vão acontecer em 12 encontros, sempre às terças e quintas, das 18h30 às 21h30, até o dia 21 de agosto.
Para a revisão do Plano Diretor de Curitiba, foram estabelecidas oito pautas de atuação, segundo a prefeitura: Planeta, Pessoas, Paz, Parceiras, Patrimônio, Prosperidade, Poder Público e Pesquisa e Planejamento.


SAIBA MAIS


Na mesma data das oficinas, durante o dia, cada regional vai ter eventos de pedagogia urbana e uma programação especial de serviços públicos, denominada Imersão Urbana, a partir das 9h, como explicou o diretor de planejamento do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e coordenador geral da revisão do Plano Diretor, Thomaz Ramallo.


Durante as reuniões, os participantes podem escolher as áreas de afinidade e e discutir aspectos de cada uma das pautas.

Para estimular os debates, o Ippuc identificou 12 desafios preliminares, que envolvem questões demográficas, população em situação de rua, mobilidade, região metropolitana, uso de dados e cidade inteligente, entre outras.

A agenda completa das reuniões nas regionais da cidade está no site do Plano Diretor

Plano Diretor é revisado a cada dez anos

O processo de revisão do Plano Diretor acontece a cada dez anos e é uma exigência constitucional estabelecida pelo Estatuto das Cidades. Ele visa garantir que o planejamento urbano da capital paranaense esteja sempre alinhado às necessidades e expectativas da população.

A versão atual, está em vigor desde a promulgação da Lei Municipal de 2015, será analisada e atualizada para refletir as mudanças e desafios enfrentados pela cidade nos últimos anos, segundo a prefeitura.