Este último fim de semana de novembro vai ser especial para muita gente que quer fazer compras de fim de ano. Mesmo com data oficial nesta última sexta (24), a maior parte dos lojistas está estendendo a Black Friday até o fim do mês.
De acordo com a Fecomercio-PR, 64,9% dos paranaenses disseram aguardar a Black Friday para fazer compras. E quem anda pelo Centro de Curitiba nesse mês se depara com promoções de diversos tipos. Lojas com descontos de 30%, até 50% de desconto.
A vendedora Ingrid Santiago é uma das pessoas procurando promoções ao longo do mês. Ela conta que visitou várias lojas, mas que nem todas as promoções estão valendo a pena.
Para parte do comércio, o fim de ano é um período que impulsiona a economia. O gerente de uma loja de camisetas, Fernando Barbosa, trabalhou com promoções durante todo o mês. Ele conta que a última semana está muito movimentada.
As promoções estão aliadas a um momento de crescimento na intenção de consumo das famílias. O índice medido pela Fecomercio-PR, mostra alta de 1,7% em novembro em relação a outubro, chegando aos 104,2 pontos.
SAIBA MAIS:
• Expectativa por descontos na Black Friday aumenta movimento no comércio de Curitiba
• Paranaenses pretendem apostar nas ofertas da Black Friday neste ano, traz pesquisa
A economista, Patrícia Tendolini, explica que a queda nos juros e também no número de paranaenses endividados são fatores que auxiliam o aumento na intenção de consumo. Ela também lembra que muitas pessoas já pretendem adiantar as compras de natal.
E para os lojistas que ainda esperam mais vendas até o fim de mês de novembro, o especialista em comportamento do consumidor, Sérgio Czajkowski Jr, explica que a Black Friday é um momento para os comerciantes focarem no seu público já consolidado.
Também segundo a sondagem da Fecomércio, os produtos mais comprados serão eletroeletrônicos, com 45,9% das respostas. Os itens de vestuário e calçados também devem ter bastante procura, com 37,2% nesse ano.