Após um ano e sete meses, a obra da Ponte de Guaratuba está com metade dos trabalhos concluídos, segundo o governo do estado. A etapa foi comemorada com a celebração de uma missa, presidida pelo Padre Reginaldo Manzotti, no canteiro de obras, na manhã desta quinta-feira (1º), Dia do Trabalhador, e também na semana do aniversário da cidade de Guaratuba, como destacou o governador Ratinho Junior (PSD).

O avanço da obra já possibilita a visualização de boa parte do traçado da ponte, que terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreira rígida em concreto, calçadas, ciclovias e guarda-corpo. Ao todo, já foram utilizadas mais de 2 mil toneladas de aço e 14 mil metros cúbicos de concreto. Mais de 600 trabalhadores participam dessa etapa da obra.

Maurício Lense (Pode), prefeito de Guaratuba, afirmou que a obra vai mudar não só a economia da cidade, mas todo o Litoral do estado.

A ponte conta com um investimento de aproximadamente R$ 387 milhões. A ponte terá um vão principal de 160 metros, com um canal de navegação de 17 metros de altura e 90 metros de largura. O projeto contará com 951 metros de acesso no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos.

A construção da parte estaiada da ponte, na qual grande parte do peso da estrutura será sustentado por cabos de aço de alta resistência, apoiados por torres, é uma das fases mais complexas, que utiliza mais materiais.

Fernando Furiatti, diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), falou sobre essa complexa parte da obra.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse que a obra está dentro do cronograma estipulado e será finalizada dentro de aproximadamente um ano.

Ao ser finalizada, a ponte vai reduzir, para alguns minutos, o tempo para quem transita entre Matinhos e Guaratuba. Atualmente, a travessia pelo ferry boat pode durar até duas horas, dependendo do movimento de veículos.

A construção da Ponte de Guaratuba pode ser acompanhada em tempo real por câmeras de monitoramento instaladas no canteiro da obra. Basta acessar o site www.pontedeguaratuba.pr.gov.br e clicar em Câmeras de Monitoramento.