A Ponte de Guaratuba deve sair do papel. A previsão de início das obras é para julho de 2023. Essa é a expectativa divulgada pelo Secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (28), quando aconteceu a disputa da licitação e anunciada a empresa vencedora, a construtora A Gaspar do Rio Grande do Norte.

O valor inicial para o investimento era de R$ 420 milhões, mas a empresa ofereceu R$386 milhões – a oferta mais vantajosa para a administração pública entre as outras cinco concorrentes.

Segundo o secretário o processo só aconteceu após a derrubada de uma liminar que queria impedir a licitação.

Após a ordem de serviço a empresa tem 32 meses para executar a obra.

Na última sexta-feira (23), foi enviado para análise e parecer do o Instituto Água e Terra (IAT), a versão final do EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) da implantação da Ponte de Guaratuba e seus acessos. O secretário explica que a medida é necessária para obtenção da Licença Provisória da obra.

O material também será apresentado à população em audiência pública, com data a ser marcada, quando serão prestados esclarecimentos e acolhidas contribuições quanto ao seu conteúdo, buscando a transparência total do processo.