As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiram 60% de execução no mês de maio, conforme relatório técnico divulgado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná
(DER/PR).

Do lado de Guaratuba, as frentes de trabalho se concentraram na escavação para rebaixamento do morro, com execução de solo grampeado, estaca raiz, tirantes e vigas de travamento, fundamentais para garantir a estabilidade do terreno. Já em Matinhos, continuam os serviços de drenagem, terraplenagem e pavimentação dos acessos.

A ponte integra a rodovia PR-412 e abrange um traçado de 3,07 km, com 940 metros de acesso do lado de Guaratuba e 880 metros do lado de Matinhos. A estrutura contará com quatro faixas de tráfego, faixas de segurança, ciclovia e iluminação viária em todo o trecho. Também estão previstas interseções para facilitar o acesso à cidade de Guaratuba e à praia de Caieiras, além de retornos, baia policial e conexão com Cabaraquara, em Matinhos.


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Na parte estrutural, a obra já soma 50 estacas concretadas — 17 no trecho estaiado e 33 no pré-moldado — de um total de 64. Foram finalizadas 12 travessas, 95 vigas longarinas pré-moldadas fabricadas e 80 já lançadas. O trecho pré-moldado da ponte conta ainda com nove lajes finalizadas, de um total de 20, com três vãos adicionais previstos no trecho estaiado.

A superestrutura do trecho pré-moldado segue com o lançamento das pré-lajes, que, após concretagem, recebem o revestimento destinado ao tráfego de veículos. Já no trecho estaiado, foram concluídas as fases de infraestrutura e mesoestrutura das torres principais, com início da montagem do carro de avanço, que permitirá a concretagem das aduelas por meio do método de balanços sucessivos.

Com mais de 600 empregos diretos gerados, a Ponte de Guaratuba é considerada uma das maiores obras de infraestrutura do estado, com impacto direto na mobilidade, no turismo e na economia regional.

*Com informações da AEN