Um policial civil do Paraná foi preso na manhã desta terça-feira (17) suspeito de envolvimento em um esquema criminoso de extorsão e agiotagem. Outras duas pessoas também foram detidas na operação deflagrada pela Polícia Civil – eles têm 26,27 e 49 anos. Além dos três mandados de prisão, os agentes também cumpriram sete de busca e apreensão.

O policial civil preso ingressou na corporação há nove anos e estava lotado em São José do Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, onde os mandados foram cumpridos. Os crimes, no entanto, eram praticados em Fazenda Rio Grande, também na RMC.

As investigações começaram em agosto deste ano, após uma das vítimas da quadrilha procurar a Corregedoria Geral da PCPR. De acordo com a Polícia, foi possível identificar que as vítimas inicialmente contraíam dívidas com um determinado agiota e, após quitarem os valores devidos, passavam a ser extorquidas por terceiros, de forma violenta, inclusive com armas de fogo e ameaças de sequestro. Somente de uma das vítimas os criminosos retiraram um montante aproximado de R$ 100 mil.

Nas residências dos suspeitos foram apreendidos celulares e documentos, que serão analisados e podem ajudar a identificar mais vítimas dos investigados e possíveis outros integrantes do grupo.
Além das implicações criminais, o policial civil preso pode responder administrativamente, podendo ser demitido.

Andressa Tavares com Assessoria