O Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar, deflagrou a Operação Vehmico nesta terça-feira (13).

Foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão em sete cidades. O objetivo é obter elementos que auxiliem na investigação do Gaeco sobre quatro ações de policiais militares que resultaram na morte de 12 pessoas em Curitiba e Região Metropolitana.

Os mandados foram cumpridos em residências e locais de trabalho dos investigados, nas cidades de Curitiba, Pinhais, São José dos Pinhais, Campo Largo, Colombo, Guaratuba e Londrina e foram expedidos pelos Juízos das 1ª e 2ª Varas Privativas do Tribunal do Júri de Curitiba e pelo Juízo da Vara Criminal de Campo Largo.

De acordo com o coordenador do Gaeco, o procurador de justiça Leonir Batisti, são investigados 18 policiais lotados no Batalhão de Polícia das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BP-Rone), dois policiais do Esquadrão de Eventos do Regimento de Polícia Montada (RPMon), dois policiais da 3ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar (Campo Largo) e um policial penal lotado no setor de inteligência do Departamento Penitenciário do Estado (Depen).

De acordo com a apuração realizada até o momento pelo Gaeco, há indícios de que não teria havido verdadeiro confronto armado com as vítimas envolvidas, que teriam sido mortas por motivos variados.

Foi determinado ainda o afastamento de 19 policiais investigados, que, enquanto perdurar a medida, só poderão fazer serviços administrativos, ficando proibidos de exercer trabalho operacional armado ou no setor de inteligência.

A Corregedoria da Polícia Militar do Paraná afirmou por meio de nota que acompanhou, na manhã desta terça-feira (13), a operação realizada pelo GAECO do Ministério Público do Paraná.

A polícia reforçou que foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão em desfavor de 28 policiais militares, no entanto, nada de ilícito foi encontrado em posse dos Militares Estaduais.
A PMPR disse ainda por meio de nota que ressalta seu compromisso em prestar todos os esclarecimentos necessários, atuando sempre em prol da transparência para com a população paranaense.