A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou nesta quinta-feira (19) uma operação combinada com a prefeitura de Curitiba e uma ONG responsável pelo cuidado de animais abandonados para resgatar 300 cães em uma residência.

O local foi denunciado inúmeras vezes por vizinhos, por conta do mau cheiro. Após três meses de investigação, a polícia conseguiu realizar o resgate dos cachorros, que estavam vivendo em condições insalubres, em cima das próprias fezes e urina.

O delegado Guilherme Dias, da Delegacia de Meio Ambiente, afirma que a mulher responsável pelo local foi presa.

A dona da residência, que fica no bairro São Lourenço, na capital paranaense não mora no local. Segundo a polícia, ela ia até lá com uma certa frequência, mas não o necessário para cuidar dos animais. Luciana Novaes, delegada-chefe da divisão de Polícia Especializada, contou que a mulher acreditava ser cuidadora de animais.

A prefeitura de Curitiba ficou com a posse do imóvel, que será mantido pela ONG Instituto Fica Comigo e pela Rede de Proteção Animal. Por ser uma quantidade elevada de cachorros, a atuação dos voluntários vai acontecer no local, que será limpo, reformado e transformado em um abrigo temporário para a realização da adoção dos bichinhos.