Um homem foi preso em flagrante por aplicar o golpe do Pix, no bairro Boqueirão, em Curitiba. O caso aconteceu nesta quinta-feira (31), mas foi revelado nesta sexta (1º).

De acordo com o delegado Rinaldo Ivanike, o suspeito tentou realizar a compra de um celular com comprovante de pagamento falso.

Os policiais civis localizaram e abordaram o homem, que confirmou a transação criminosa. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de estelionato e encaminhado ao sistema penitenciário.

Uma das modalidades do golpe acontece quando os estelionatários contratam serviços ou compram produtos, e, ao invés de pagarem na hora, programam a transferência para data futura.

Eles manipulam o comprovante de pagamento com aplicativos de edição de imagens para omitir o agendamento e enviam ao vendedor como se a transferência já tivesse sido feita. Por isso, a importância em verificar se o pagamento foi feito, inclusive com o banco.

A polícia ainda orienta vítimas deste golpe devem registrar imediatamente o boletim de ocorrência, de forma online, através do site da PCPR, ou na delegacia mais próxima. As denúncias também podem ser feitas de forma anônima, pelos números 197, da PCPR ou 181 do Disque-Denúncia.