O telefone 190 foi bastante utilizado pelos moradores do Paraná em 2022. Segundo dados divulgados pela Polícia Militar (PMPR), diariamente, foram quase 5.800 acionamentos, o que totalizou 2 milhões de atendimentos em todo o Estado. Desse montante, 1% corresponde a trotes. A Polícia Militar contabilizou cerca de 20 mil ligações dessa natureza.

De acordo com o responsável pelo Copom (Centro de Operações Policiais Militares), major Luciano Cordeiro, a implantação da URA (Unidade de Resposta Audível), uma tecnologia utilizada pela Polícia Militar do Paraná, fez a quantidade de trotes para o telefone 190 reduzirem consideravelmente.

Além de filtrar os trotes, a URA permite que os atendimentos sejam mais humanizados e específicos para situações de urgência ou emergência, que necessitam de resposta imediata.

Outra possibilidade de atendimento é pelo aplicativo 190. Em 2022, a ferramenta foi acionada mais de 64 mil vezes, média de 176 atendimentos por dia. A plataforma ainda possibilita o envio de fotos, áudios e vídeos, o que facilita a ação policial durante a ocorrência.

Os dados contabilizados pelo Copom até o início de novembro, apontaram que a ocorrência mais registrada, tanto nas ligações quanto pelo aplicativo 190, foi perturbação do sossego, com mais de 160 mil acionamentos, seguida de violência doméstica, com cerca de 52.500 ocorrências. Também foram registradas mais de 11 mil lesões corporais, 9.600 furtos e cerca de 9130 roubos.

O Copom atende 105 cidades de Curitiba, Região Metropolitana, Litoral, Sul do Paraná e região de Loanda (Noroeste). Nos demais municípios, o acionamento pelo 190 é direcionado para o Batalhão da Polícia Militar mais próximo.