A Polícia Militar do Paraná deu início, nesta terça-feira (04), a uma operação para combater crimes contra o patrimônio em Curitiba, principalmente no Centro.

As ações tiveram início na Praça Rui Barbosa e têm como objetivo diminuir a criminalidade nas regiões de Curitiba com as maiores ocorrências, principalmente de furtos e roubos.

Segundo o Coronel PM, Paulo Semmer, explicou que haverá reforço no patrulhamento em horários e locais estratégicos da cidade.

Ao todo, são 160 policiais e mais de 50 viaturas envolvidos na operação, segundo a Polícia Militar. Segundo o Coronel, o Centro de Curitiba ainda concentra a maioria dos crimes, principalmente de furtos. Ele destacou que a maioria dos criminosos são reincidentes.

Além disso, a operação é um reforço de ações contra crimes que já haviam sido iniciadas pela PM na última semana na Praça Tiradentes. Segundo a PM, as equipes devem se concentrar em outras regiões das cidades nas próximas semanas.

O balanço mais recente da Secretaria de Segurança Pública do Paraná aponta que Curitiba registrou 48.827 crimes contra o patrimônio apenas nos primeiros seis meses de 2024.

Outro problema registrado na capital paranaense é com roubos e depredações no transporte coletivo. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), foram 8.960 registros no ano passado.