A Polícia Federal inaugurou nesta sexta-feira (27) a terceira fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar pessoas que tenham participado, financiado ou fomentado os atos golpistas que aconteceram em 8 de janeiro, em Brasília. No Paraná, um mandado de prisão e um de busca e apreensão foram cumpridos.

Na ocasião, os prédios do Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional foram invadidos e destruídos por vândalos, apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro, que defendiam um golpe de estado contra o atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No Brasil, a Polícia Federal cumpriu 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná e no Distrito Federal.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam e a operação poderá contar com novas fases, aumentando o número de mandados judiciais. As denúncias contra pessoas indicadas nos atos podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Com informações da assessoria