A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (3), um mandado de busca e apreensão em Curitiba no âmbito da Operação Cassandra, que investiga uma organização criminosa transnacional envolvida em tráfico internacional de pessoas para exploração sexual e lavagem de dinheiro.

A ação ocorre de forma simultânea no Brasil e na Irlanda, em cooperação com a Europol e o Gabinete Nacional de Serviços de Proteção da força policial irlandesa, no país europeu, que deflagrou uma outra a operação local.

Operação aconteceu em seis estados

No Brasil, a operação mobilizou 120 policiais federais e sete servidores da Receita Federal para cumprir cinco mandados de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. A Justiça Federal também determinou 13 medidas restritivas de direitos.


SAIBA MAIS:


De acordo com as investigações, o grupo atua desde 2017 e já explorou cerca de 70 mulheres. A organização exercia rígido controle sobre as vítimas e utilizava esquemas de lavagem de dinheiro, fraudes documentais e crimes financeiros para ocultar os lucros ilícitos.

Os investigados podem responder por crimes de organização criminosa, tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, rufianismo, lavagem de dinheiro, falsidade documental, crimes contra o sistema financeiro nacional e contra a ordem tributária.