A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou uma operação, na manhã desta sexta-feira (14), para cumprir nove ordens judiciais contra uma organização criminosa ligada a furtos e roubos em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O grupo também está envolvido em roubos em Curitiba e em explosões de caixas eletrônicos nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Dentre as ordens judiciais estavam dois mandados de prisão preventiva – um deles foi cumprido. O preso era o responsável por abrir os cofres das lojas alvos da quadrilha. E ainda foram expedidos sete mandados de busca e apreensão. A ação, que contou com o apoio de policiais militares, aconteceu simultaneamente em São José dos Pinhais, na RMC, e em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado.

Um dos crimes, segundo a Polícia Civil, foi cometido no dia 5 de maio, quando os criminosos cortaram o cofre de uma loja de calçados em Piraquara. Eles utilizaram um maçarico para cometer a ação e levaram aproximadamente R$ 13 mil em espécie.

Segundo o delegado Thiago Andrade, a quadrilha ficou horas dentro da loja para efetuar o crime.

Não está descartada a participação de funcionários das lojas que se tornaram mira da quadrilha.

Os indivíduos também atuavam como ‘caixeiros’ na explosão de caixas eletrônicos. As investigações continuam para tentar localizar mais envolvidos nas atividades do grupo.

* Matéria atualizada às 12h25