O Paraná é o segundo estado do Brasil com a maior quantidade de cabos de telefonia furtados no ano passado. Os números foram divulgados por uma empresa que representa as principais operadoras do setor.
O estado teve 955,1 mil metros de cabos tirados de circulação por conta de crimes do tipo. O índice representa 6% a menos que o registrado em 2022. Em primeiro lugar, está São Paulo, com 1,4 milhão de metros de fios furtados.
O advogado criminalista e especialista em Direito Penal Econômico, Frederico Brusamolin, explica que esse tipo de crime tem se tornado cada vez mais comum pela facilidade dos furtos e pela lucratividade.
Nesta segunda-feira (1º), a Polícia Civil prendeu um homem de 40 anos, em flagrante, por furto de cabos de telefonia. O caso aconteceu na Cidade Industrial de Curitiba. Com ele, foram apreendidos cerca de 100 metros de fios.
Os investigadores apuraram que o homem utilizava um uniforme de uma empresa de telefonia para cometer os crimes. O rapaz conta com outras passagens pelo mesmo delito. O suspeito foi encaminhado para o presídio. Com ele, foram apreendidos vários materiais usados para cometer os furtos.
No último mês, pelo menos nove pessoas foram presas por crimes semelhantes em Curitiba. No primeiro caso, duas pessoas foram presas na cidade por roubar fios no bairro Pilarzinho. Com a dupla, foram aprendidos 65 metros de cabos de telefonia.
Ainda no início de março, seis homens foram detidos por se passarem por funcionários de uma empresa de telefonia. Na ocasião, os policiais apreenderam quatro veículos e cabos furtados. A ocorrência foi no bairro Butiatuvinha, na capital paranaense.
Em outro caso, os policiais prenderam um homem de 25 anos, no final de março, também por furto a cabos. A ocorrência aconteceu no bairro Jardim Social. Os policiais também apreenderam 500 quilos de cobre. O rapaz também se passava por funcionário de uma empresa, e cerca de 2 mil pessoas chegaram a ficar sem internet.
Para coibir casos do tipo, o advogado ressaltou a necessidade de se investir em ações policiais efetivas e em parcerias com as empresas de telefonia para evitar que o roubo dos fios continue frequente.
A Polícia Civil orienta que a população denuncie qualquer suspeita de crime do tipo. A recomendação é de que a pessoa tire fotos do local e anote o endereço para repassar as autoridades. As queixas podem ser feitas pelo telefone 0800-643-1121.