A Polícia Civil prendeu, de maneira preventiva, um homem de 45 anos por armazenar arquivos contendo pornografia infantojuvenil. Ele foi detido durante a manhã desta segunda-feira (9), no bairro Bacacheri, em Curitiba.
Os policiais apreenderam dois celulares e chips de telefonia. O homem já havia sido presto anteriormente, em 2018, pelo mesmo tipo de crime. A delegada que cuida do caso, Ellen Victer, explicou como ele agia.
“Apuramos que ele manteve o mesmo modo de cometer o crime. Manda mensagens em redes sociais para crianças fingindo ser uma pessoa chamada Lilian, de uma agência de modelos. Posteriormente, migra para aplicativos de mensagens onde começa a pedir fotos, vídeos e tenta marcar encontros com as vítimas”, contou.
O homem adquiria a confiança dos menores para obter as fotos íntimas. E, na época da primeira prisão, ele foi detido em flagrante. Em abril deste ano, ganhou o benefício do regime aberto e, em junho, voltou a praticar o crime.
Para coibir ações do tipo, a Polícia Civil orienta que pais e responsáveis procurem o Núcleo de Combate aos Cibercrimes, na Rua Pedro Ivo, 672, no centro de Curitiba. No caso de outras cidades, é possível procurar a delegacia.
Os agentes orientam, ainda, que possíveis denúncias podem ser repassadas, de maneira anônima, pelos números 197, da própria Polícia Civil, ou pelo 181, no Disque-Denúncia.