Policiais civis do Paraná (PCPR) cumprem 19 mandados judicias, na manhã desta quinta-feira (15), em Curitiba e Região Metropolitana. A ação policial mira um grupo criminoso responsável por aplicar golpes em lojas de departamentos no Estado. Segundo a Polícia Civil, uma das vítimas teve prejuízo de mais de R$ 500 mil.

Ao todo, cerca de 30 policiais cumprem dez mandados de prisão e nove de busca e apreensão, nos bairros Uberaba, Parolin, Sítio Cercado e Xaxim, em Curitiba, e também no município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana.

O titular da Delegacia de Estelionatos, delegado Emmanoel David, informou que a operação ainda está em andamento. Até o momento quatro foram feitas algumas apreensões e quatro suspeitos foram detidos.

 

De acordo com as investigações, a associação criminosa agenciava pessoas para conseguir crédito. Além disso, conseguia documentos falsos com o objetivo de ganhar vales presentes ou créditos para receber mercadorias.

Durante a investigação, os policiais descobriram que os integrantes do grupo criminoso acompanhavam as pessoas no momento em que era feito o cadastro de crediário em grandes lojas de departamentos.

Segundo o delegado Emmanoel David, as investigações foram iniciadas há seis meses, quando as lojas fizeram as primeiras denúncias.

 

De acordo com a Polícia Civil, esses golpes vinham sendo aplicados há cerca de um ano. O delegado explicou que, assim que crédito era liberado, os criminosos faziam revezamento para comprar os produtos obtidos com o crédito gerado nos cartões.

O crime de associação criminosa tem pena de reclusão, de um a três anos.