A Polícia Civil cumpriu, durante a manhã deste domingo (1º), 11 mandados judiciais contra um grupo criminoso responsável por aplicar golpes em motoristas idosos. A quadrilha teria feito mais de 70 vítimas no Paraná, gerando um prejuízo de cerca de R$ 500 mil. Ao menos três pessoas foram presas.
Foram cumpridas cinco ordens de prisão preventiva e seis de busca e apreensão nas cidades de Curitiba, Araucária e São João do Ivaí. A Justiça decretou o bloqueio de contas bancárias dos suspeitos, que são investigados por crimes como estelionato e associação criminosa.
As investigações tiveram início em abril e indicaram que os integrantes da quadrilha escolhiam as vítimas em estacionamentos de pontos comerciais, abordando motoristas a respeito de supostos problemas mecânicos em seus veículos.
O criminoso dizia trabalhar em uma concessionária, avaliava o veículo da vítima e se oferecia para telefonar ao mecânico da loja para resolver o suposto problema. Pouco depois, o falso mecânico aparecia. O grupo cobrava pelo suposto reparo com uma máquina de cartão adulterada.
A cobrança esvaziava as contas bancárias das pessoas que eram lesadas. Desde 2022, a Polícia Civil identificou mais de 70 casos de abordagens do tipo no Paraná. No entanto, a quadrilha também fez vítimas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.