A Polícia Civil do Paraná deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), uma operação para cumprir 17 mandados judiciais contra suspeitos de envolvimento em nove crimes patrimoniais registrados em Curitiba. As investigações apuram o roubo à mão armada de pelo menos seis carros e o furto de três motocicletas.

Cerca de 40 policiais civis participam da ação, que envolve o cumprimento de dez mandados de prisão e sete ordens de busca e apreensão domiciliar. As diligências ocorrem simultaneamente em Curitiba, Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana, e Guaratuba, no litoral do estado. Até o momento, seis pessoas foram presas.

Locais dos crimes

Os crimes investigados ocorreram nos bairros Portão, Santo Inácio, Bigorrilho, Sítio Cercado, Uberaba, Pinheirinho, Mercês, Campo Comprido e Cristo Rei.

Quatro pessoas seguem foragidas. Entre elas está Renan Covalski Martins Lima, de 19 anos, um dos envolvidos no assalto e tentativa de homicídio contra um motorista de aplicativo, que foi jogado de uma ponte em Curitiba. Renan fugiu após ser liberado com a condição de utilizar tornozeleira eletrônica. O crime aconteceu em junho. O delegado Felipe Boffo comentou o caso.

Um dos roubos aconteceu no dia 18 de junho, no bairro Portão. Um homem armado abordou a vítima na rua, no momento em que ela saía de um mercado. Ele levou a chave do carro, as compras e fugiu com o veículo, que foi localizado por uma equipe da Polícia Militar, ainda no mesmo dia, abandonado no bairro Novo Mundo.

Segundo a Polícia Civil, os crimes foram cometidos de forma isolada. O objetivo da operação é oferecer uma resposta rápida aos delitos patrimoniais, especialmente aqueles praticados com violência ou uso de arma de fogo. A delegada Anna Karyne Turbay deu mais detalhes sobre a atuação dos criminosos.

Dados oficiais

Dados da Secretaria da Segurança Pública mostram que Curitiba registrou 82 roubos de veículos entre janeiro e maio deste ano, o que representa uma queda de 43% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 144 ocorrências.


SAIBA MAIS:


Com relação aos furtos de veículos, nos cinco primeiros meses de 2025, foram registrados 884 casos em toda a capital, número 38% menor do que no mesmo período do ano passado, que teve 1.435 registros.

Veja o que disseram os delegados da PCPR: