Diante da nova modalidade de golpe, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) faz um alerta para a população não cair nesse tipo de armadilha, já que os golpistas utilizam o argumento de entregar um presente para tirar uma foto do rosto da vítima. Segundo a corporação, a fotografia passa a ser usada para fazer o reconhecimento facial solicitado por bancos ou instituições financeiras.

Com os dados da vítima, os criminosos entram em contato, por telefone ou por mensagem, e informam que possuem um presente de um determinado estabelecimento comercial para entregar. Conforme a polícia, geralmente os estelionatários mandam flores, chocolates ou produtos de beleza. Para não levantar suspeita, tudo é feito no dia do aniversário da vítima ou em datas festivas, como as de final de ano. Porém, na hora de efetuar a entrega, informam que precisam de uma foto da pessoa para confirmar o recebimento.

Como os golpistas já possuem os dados pessoais, a imagem passa a ser utilizada para liberar financiamentos ou empréstimos bancários, como explica a delegada Raisa Scariot.

A Polícia Civil recomenda que a população redobre a atenção e fique atenta ao receber qualquer tipo de encomenda, em qualquer época do ano.

A delegada orienta que as pessoas devem procurar a Polícia Civil para registrar Boletim de Ocorrência. Também devem entrar em contato com a instituição financeira para cancelar qualquer tipo de movimentação indevida em sua conta bancária.

Caso a vítima tenha registrado Boletim de Ocorrência on-line, a polícia recomenda que ainda assim é necessário comparecer a uma delegacia.