O plantio de árvores feito nas ruas de Curitiba precisa ser avaliado e autorizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, seguindo uma regra e normas definidas pelo Departamento de Arborização e Produção Vegetal, como informa a Prefeitura.

Os plantios irregulares de árvores frutíferas e invasoras geram problemas em calçadas e na sinalização viária. Segundo o Departamento de Arborização e Produção Vegetal, caso o morador queira plantar árvores em ruas ou áreas públicas, deve solicitar pela Central 156 informando o local.

De acordo com a Prefeitura, a calçada das vias urbanas é um espaço com características próprias, que restringe bastante o uso de espécies arbóreas. É preciso considerar a fiação aérea ou enterrada, os encanamentos do subsolo, fibra ótica e internet subterrânea, a largura da calçada, o sol que a planta conseguirá receber, a pressão do tráfego, a qualidade do solo e o microclima local.

Os problemas do plantio errado passam por espécies com frutos grandes que podem ferir pessoas ao cair, causar a queda de pedestres por sua polpa abundante espalhada nas calçadas, danificar automóveis. Quando esses frutos caem e não são recolhidos, podem estragar com facilidade, deixando mau cheiro e atraindo roedores e baratas.

*Com informações da Prefeitura

Por: Matheus Chermont, com supervisão de Joyce Carvalho