O outro projeto aprovado na Câmara Municipal de Curitiba foi o que trata da prorrogação da suspensão dos planos de carreira do funcionalismo público por mais seis meses. Durante esse período, as propostas da prefeitura de Curitiba serão discutidas com os representantes dos servidores municipais.

A proposta que prorroga, até junho de 2023, a suspensão dos planos de carreira dos servidores do Executivo Municipal, foi aprovada na Câmara Municipal de Curitiba, em primeiro turno, contou com 29 votos favoráveis e apenas um contrário. Segundo a Câmara, a proposição resulta da mediação feita pela Casa, que atende pedido dos sindicatos que representam o funcionalismo municipal, para que seja ampliado o debate e as negociações de propostas com novos planos.

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma (Pros), fez um pedido para que a prefeitura retome o diálogo sobre o crescimento dos servidores.

 

Rejane Soldani, presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba, afirmou que a categoria quer o descongelamento do plano de carreira, que já dura quase sete anos.

A prefeitura suspendeu os seis planos de carreira dos servidores há cinco anos. À época, a Câmara Municipal aprovou e o prefeito sancionou o Plano de Recuperação de Curitiba, dentro do ajuste fiscal. Desde então a medida já foi prorrogada duas vezes, com aprovação de duas leis, 2019 e 2021, que expiram no fim deste ano.

A intenção da Câmara era aprovar os novos planos até dezembro de 2022. Contudo, apenas um plano chegou à Casa e foi contestado por sindicatos que representam os servidores.