O IPTU 2024 começar a ser distribuído na segunda metade de fevereiro e terá vencimento à vista e da primeira parcela no dia 20 de março. Com parte da população ainda realizando o pagamento da última parcela do IPTU 2023 nesse mês de janeiro, o planejamento das finanças pode ser a melhor ferramenta para não se apurar com as contas.
A população pode escolher por duas condições: o pagamento à vista, com desconto de 10% ou o parcelamento em dez vezes, de março a dezembro.
O especialista em finanças pessoais, Altemir Farinhas, aconselha realizar o pagamento à vista e lembra que o desconto pode ser utilizado como um investimento.
Para evitar qualquer surpresa, é importante considerar o pagamento de outras despesas que chegam nesse período.
SAIBA MAIS:
Dessa forma, fazer um planejamento financeiro para os próximos três meses pode ser uma boa opção, já que oferece um horizonte dos gastos.
Outro detalhe que exige atenção na hora de realizar os pagamentos é em relação aos golpes. Todos os anos criminosos tentam contato com contribuintes oferecendo condições atrativas de pagamento. Geralmente os golpes acontecem por mensagens de texto, modalidade que não é feita pela Prefeitura.
A Prefeitura de Curitiba ainda deve realizar comunicado oficial sobre o IPTU 2024. As cartas com o documento para pagamento à vista e da primeira parcela serão enviadas pelos Correios aos contribuintes, que terão que gerar as demais parcelas via site da Prefeitura, portal das Finanças ou Curitiba App.