Algo que a CBN Curitiba está acompanhando é a situação da dengue no Paraná, que está em situação de emergência em função da doença. Agora, o alerta ficou ainda maior porque em Curitiba e em Pinhais, na região metropolitana, foram confirmados os primeiros casos autóctones de dengue, ou seja, aquele em que o paciente foi infectado na própria cidade onde reside.

A capital do Paraná confirmou nesta semana o primeiro caso autóctone de dengue neste ano. Em 2022, até este momento, Curitiba registra 822 focos de Aedes aegypti na cidade e 135 casos confirmados da doença (sendo 134 importados e um autóctone).

Curitiba informou que faz um monitoramento minucioso e periódico, ao menos uma vez por semana, na tentativa de eliminar os criadouros do mosquito.

De acordo com a coordenadora do programa municipal de Controle do Aedes, Tatiana Faraco, 66% dos focos positivos identificados em Curitiba foram encontrados em residências, o que demonstra a necessidade de que cada cidadão faça sua parte.

 

Outra cidade com confirmação de caso autóctone é Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O caso é de um morador da região do bairro Atuba.

Vanessa Loyola Fontoura, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Pinhais explicou que em diversos bairros foram identificados focos do mosquito Aedes aegypti.

 

Ações de combate aos criadouros do mosquito estão sendo reforçadas na cidade.

 

O Paraná é o terceiro Estado com o maior número de casos graves da doença, com 1.265 casos. Apenas Goiás (2.972) e São Paulo (1.359) ultrapassam esse número. De acordo com o boletim semanal da dengue, divulgado pela Sesa nesta terça-feira (31), mais seis mortes pela doença foram registradas no Paraná, totalizando 38 óbitos neste período epidemiológico, que iniciou em 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022.

O informe desta semana contabilizou 11,5 mil novos casos, um aumento de 17,14% em relação aos números do boletim da semana anterior. São 79 mil confirmações da doença e 127 mil casos prováveis. Dos 382 municípios que registraram notificações de dengue, 340 confirmaram a doença, sendo que em 304 deles há casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes.

As mortes foram confirmadas em Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá, Jataizinho e Primeiro de Maio. Estado do Paraná se encontra em situação de epidemia desde 19 de abril deste ano.