Oito Pinguins-de-Magalhães reabilitados foram soltos ao mar nesta segunda-feira (26) em Pontal do Paraná. Essa é a primeira soltura da espécie neste ano. Os animais foram resgatados durante os meses de junho, julho e agosto de 2024 por equipes do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo Camila Domit, coordenadora do LEC/UFPR, conta que os Pinguins-de-Magalhães são do sul da Argentina. Durante o inverno, eles se deslocam em busca de alimento. Por isso, o aparecimento deles se torna comum no litoral brasileiro.

Nesta soltura todos os animais eram juvenis e a formação de grupo entre eles ocorreu na hora em que estavam indo ao mar.

A soltura celebra, além da recuperação desses animais, os nove anos de atuação do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) nas regiões sudeste e sul do Brasil. Desde 2015, o monitoramento é executado no litoral paranaense pela UFPR.

Ao longo destes nove anos mais de 30 mil animais foram registrados encalhados no trecho do projeto, que compreende todo o litoral paranaense, segundo Camila Domit.

A recomendação para quem encontrar animais marinhos nas praias do Paraná é manter distância, afastar animais domésticos e acionar a equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da UFPR pelo telefone 0800 642 3341 ou pelo WhatsApp (41) 9213-8746.