O Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, afirmou nesta quinta-feira (12) que o executivo entrou com equipes próprias para concluir o acabamento das ruas do lote 1 do Projeto do Novo Inter 2, no bairro Santa Quitéria, antes de nova licitação, que deve ser concluída até setembro.
Segundo o Prefeito, a medida evita prejuízos à mobilidade urbana na região. Os demais lotes seguem em ritmo satisfatório e devem ser entregues ainda neste ano.
Em maio deste ano a Prefeitura de Curitiba rescindiu os contratos com as empresas responsáveis pelas obras do Lote 1 do projeto Novo Inter 2. A medida foi tomada, segundo o executivo municipal, após sucessivas tentativas de correção do andamento das obras, diante do ritmo de execução persistentemente abaixo do esperado e da reincidência de problemas técnicos que comprometem o cronograma.
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O Lote 1 do projeto Novo Inter 2 é estruturado em cinco pacotes de obras, que organizam as intervenções previstas em cerca de 16 km de ruas distribuídas pelos bairros Seminário, Campina do Siqueira, Vila Izabel, Portão e Santa Quitéria. Nos demais bairros, onde outras empresas são responsáveis pelas obras do Novo Inter 2, o cronograma segue normalmente e os trabalhos avançam de acordo com a programação.
Pelo volume de intervenções, a Prefeitura de Curitiba dividiu os cinco pacotes de obras do Lote 1 em dois contratos de execução distintos, resultantes de licitações públicas, vencidas pelos consórcios TC Inter 2 Santa Quitéria e TC Jerusalém.
Situação atual das obras
Atualmente, há 19 frentes de obras abertas e não concluídas no Lote 1, com falhas identificadas em serviços como pavimentação, drenagem, paisagismo, acessibilidade, redes lógicas e sinalização.
A ordem de serviço para os Pacotes 1 e 5 — que incluem intervenções em vias como Major Heitor Guimarães, Hugo Kinzelmann e General Mário Tourinho — foi emitida em maio de 2024, com prazo contratual de 540 dias para a conclusão dos trabalhos. No entanto, até o fim de abril, apenas 17,3% dos serviços foram executados, um desempenho muito abaixo do esperado.
Já para os Pacotes 2, 3 e 4, a autorização de início foi concedida também em maio de 2024, com prazo contratual de 540 dias. Nesses trechos, o avanço é ainda menor: apenas 8,6% dos serviços foram concluídos até abril. Entre as vias com obras iniciadas, mas com defasagem em relação ao cronograma, estão a Coronel Airton Plaisant, Vital Brasil, Ulisses Vieira, Bocaiúva e Curupaitis.
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