Conhecido em diversos países por produzir seus vinhos de forma natural, sem o uso de defensivos e SO2, em sua vinícola localizada em Borgonha, na Franca, Philippe Pacalet vem ao Brasil e aterrissa em Curitiba nesta terça-feira (08), às 19h30, a convite do sommelier e empresário Addison Dupczak, da Clos de Bourgeaux, para um evento exclusivo no restaurante Ile de France. Apenas 20 participantes poderão apreciar e harmonizar os rótulos produzidos por Pacalet, que chegam a ser comercializados por mais de R$ 7 mil reais.

Pacalet é formado em química, biologia e enologia, e produtor desde 1990, tendo profundo conhecimento em solos. Atualmente aos 44 anos produz rótulos avaliados mundialmente e que carregam não só a tradição e qualidade do universo enogourmet, como importantes características que são imprescindíveis ao consumo atual: a vinificação natural, a partir de cultivos orgânicos ou biodinâmicos.

Entre os vinhos que fazem parte da harmonização estão, por exemplo, o Meursault que é, sem dúvidas, uma das comunas mais importantes e antigas da Bourgogne. O exemplar assinado por Philippe Pacalet proveniente de vinhas com mais de 45 anos de idade, é marcado por frutas brancas maduras, como maçãs, notas de flores brancas, defumados, baunilha e toques de mel.

O Brasil é o quinto maior mercado consumidor das produções de Philippe Pacalet. Segundo ele, a Ásia e os países latinos são de fato os principais consumidores. A produção gira em torno de 50 mil garrafas, nas terras que demorou mais de 10 anos para encontrar e que reúne o estilo clássico de trabalho sem dispensar as alternativas modernas.

O evento em Curitiba é realizado pela Clos de Bourgeaux em parceria com a World Wine e o restaurante Ile de France.

Ouça os detalhes na coluna CBN Sabores desta terça-feira, com Luiz Augusto Xavier:

Ile de France

Avenida do Batel, 1550 espace 4 – Batel

Informações e ingressos, clique aqui